Manual de Orientações

Orientações Gerais de utilização de sua Assistência Odontológica.

Este é um guia que contempla orientações gerais à respeito da utilização de sua Assistência Odontológica, suas coberturas entre outros esclarecimentos.

Como Marcar Consultas:

1º passo: Ligue para nossa Central de Atendimento ou acesse o nosso site e consulte as melhores opções de atendimento nas regiões escolhidas.

2º passo: Entre em contato com o profissional escolhido e marque sua consulta conforme datas e horários disponíveis.

3º passo: Na data e hora marcada para a sua consulta basta apresentar seu Cartão de Identificação MAPFRE | AP Odonto e documento de identidade. Importante: Procure comparecer às consultas com pelo menos 15 (quinze) minutos de antecedência, pois atrasos poderão acarretar em não atendimento por parte do profissional.

Atenção: o cancelamento das consultas deve ser feito pelo menos com 24 horas de antecedência, caso contrário, você terá que pagar o valor da consulta vigente diretamente ao profissional.

Mudança de Profissional:

Você poderá mudar de dentista a qualquer momento, desde que comunique nossa Central de Atendimento de sua decisão, para que possamos liberá-lo para novo atendimento. Este novo tratamento será autorizado assim que fizermos contato com o profissional anterior cancelando a guia de tratamento anterior.

Casos de Urgência

Ligue diretamente para qualquer dentista da rede credenciada e verifique sobre a possibilidade de seu atendimento imediato. No período noturno ou aos sábados, domingos e feriados procure um Pronto Socorro credenciado com atendimento Plantão 24 horas.

Tenho direito a reembolso? Como proceder neste caso?

O reembolso de despesas será realizado em casos de urgência/emergência, quando não for possível a utilização da rede credenciada. Antes de realizar qualquer procedimento fora de nossa rede credenciada, certifique-se de que não há dentistas na localidade através do site ou pela Central de Atendimento.

Para solicitar o reembolso de acordo com a Tabela de Procedimentos da Assistência Odontológica:

1º Preencher formulário Solicitação de Reembolso.
Clique aqui: Formulário de reembolso

2º Anexar relatório com o nome do associado em receituário devidamente datado, carimbado e assinado pelo profissional discriminando o tipo de procedimento realizado, dente e/ou região e valor unitário de cada procedimento.

3º Anexar recibo ou nota fiscal original de honorários do dentista com nome, endereço completo, CRO, CPF (em caso de Pessoa Física) ou CNPJ (em caso de Pessoa Jurídica).

4º Anexar radiografias iniciais (da área a ser tratada) e radiografias finais (após o tratamento) dos procedimentos executados.

5º Encaminhar para: Sorriso – Rua Funchal, 513, 6º andar, Cj. 61 – Vila Olímpia / São Paulo-SP / Cep 04551-060.

Como solicitar 2ª via de carteirinha?

Em caso de perda ou roubo de seu cartão de identificação, solicite segunda via através de nossa Central de Atendimento: 4003-3940 capitais e regiões metropolitanas e 0800 883 8333 demais localidades.

Carência

É o período de tempo ininterrupto a ser cumprido pelo segurado ou agregado para adquirir o direito de utilização de determinadas coberturas, contado a partir da data de início de vigência do seguro, ou, no caso de agregados incluídos posteriormente, da data em que a solicitação de inclusão no Certificado.

Entendendo as Especialidades

A Odontologia abrange diversas especialidades. Veja aqui um pequeno resumo de algumas delas, para que você possa entender melhor e procurar o profissional mais indicado ao seu caso.

Clínica Geral
O Clínico Geral está apto a diagnosticar e realizar diversos procedimentos das especialidades odontológicas, atendendo desta forma a maioria das necessidades dos tratamentos odontológicos. Nos casos de maior complexidade, o próprio clínico geral orienta e encaminha o paciente para um especialista.

Prevenção
Área que orienta sobre cuidados com a higiene bucal . Realiza procedimentos preventivos para cáries e doenças periodontais.

Radiologia
Especialidade que utiliza exames radiológicos (intra e/ou extra- orais) para auxiliar o diagnóstico e o prognóstico das doenças bucais.

Dentística
Especialidade que visa devolver a função mastigatória e reabilitação de dentes comprometidos por cáries,  fraturas ou danificados por fenômenos como abrasão e erosão.

Odontopediatria
Especialidade que cuida da saúde bucal das crianças, utilizando técnicas de prevenção para evitar o aparecimento de cáries e má oclusão.

Periodontia
Especialidade que trata das doenças da gengiva além de cuidar das estruturas que dão suporte, nutrição e sensibilidade ao dente.

Endodontia
Especialidade que corresponde aos tratamentos e retratamentos dos canais e das lesões provocadas por patologias na raiz do dente.

Cirurgia
Especialidade que trata de extrações de dentes e raízes, além de outras pequenas cirurgias bucais, realizadas em consultório do cirurgião-dentista.

Prótese
Especialidade que visa devolver a função mastigatória e lida com reposição de tecidos bucais e dentes perdidos ou ausentes. Cuida da recuperação das coroas dentais e da reparação de espaços decorrentes de extrações, substituindo-os por dentes artificiais.

Ortodontia
Especialidade que promove a correção do posicionamento dos dentes através da Instalação de aparelhos fixos e/ou móveis.